tag:blogger.com,1999:blog-55706337457864841922024-03-13T14:02:36.888-07:00Percurso de Estudos em E-LearningPaulahttp://www.blogger.com/profile/06185840776210990353noreply@blogger.comBlogger35125tag:blogger.com,1999:blog-5570633745786484192.post-3770869684540151022013-01-23T10:20:00.000-08:002013-01-23T10:20:43.566-08:00 Introduction to etmoocI’m Portuguese, living in the capital.
I’m a formal and informal elearner. Formally I’m engaged in a master course programme on Elearning Pedagogy at Universidade Aberta, Portugal. My research topic is content curation.
I’m a language junior-high school teacher.
You can find me online here.
I’ll do my best to get the most of this #etmooc. There are people and themes Paulahttp://www.blogger.com/profile/06185840776210990353noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-5570633745786484192.post-66718424730433817712012-06-30T14:39:00.000-07:002012-06-30T14:39:39.438-07:00Content Curation for Personal Learning and Sharing
Are you a content curator?
Don’t know what that exactly means but you’re still curious?
Of course, you’re a curator, you’ve always been one, what’s the big deal?
If you’re interested in developing an emergent literacy or if you are already a master Yoda on curation and are willing to share what you know, either way, come and join us at the PLEConf 2012 Aveiro workshop #A10 “Content Curation Paulahttp://www.blogger.com/profile/06185840776210990353noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-5570633745786484192.post-61843009024924160662012-06-30T04:48:00.001-07:002012-06-30T04:49:07.739-07:00Torna-te um poderoso pesquisador do Google
Image available at Google Search Tips
Porquê procurar a passo de caracol, quando se pode procurar tudo de forma rápida no Google?
Não percam o curso grátis, online e em comunidade promovido pela Google “Power Searching with Google”. Foi concebido ao estilo MOOC (Massive Open Online Course) com recurso a ferramentas sociais para comunicação. Começa no dia 10 de julho e decorre durante duas Paulahttp://www.blogger.com/profile/06185840776210990353noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-5570633745786484192.post-63149125037221931472011-12-23T16:18:00.000-08:002012-04-27T16:19:11.799-07:002ª Conferência myMPeL, 2011
No dia 21 de Outubro de
2011 teve lugar a 2ª Conferência myMPeL, 2011 - conferência do mestrado em
Pedagogia do Elearning. Este ano a organização do evento coube aos estudantes da 4ª
edição.
Tive a sorte de fazer
parte da equipa que mais de perto trabalhou no processo de génese e organização
da conferência. A colega MJoão, que tem mais apetência para relatos de
aprendizagem, descreve tudo no Paulahttp://www.blogger.com/profile/06185840776210990353noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-5570633745786484192.post-41103554088960886282011-08-05T15:47:00.000-07:002011-08-06T02:44:41.042-07:00Participação na ED-MEDIA 2011
View more presentations from MPeL
O último trabalho da unidade curricular de Modelos de Ensino a Distância (MED) consistiu na opção por elaborar um artigo para submeter à conferência anual da ED-MEDIA (World Conference on Educational Multimedia, Hypermedia & Telecommunications). O trabalho foi realizado em grupo, com as colegas Maria João, Marina e com a Professora Doutora Lina.
Paulahttp://www.blogger.com/profile/06185840776210990353noreply@blogger.com1tag:blogger.com,1999:blog-5570633745786484192.post-89946383395042664562011-03-31T17:23:00.000-07:002011-03-31T17:23:57.575-07:00Teaching Presence (COI) COI Presentation: Teaching Presence View more presentations from Richard Bush Paulahttp://www.blogger.com/profile/06185840776210990353noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-5570633745786484192.post-14140214124199580222011-03-06T08:49:00.000-08:002011-03-06T08:49:41.415-08:00Are We Wired For Mobile Learning?An interesting infographic from the Voxy Blog. It helps us learn why we are wired for mobile learing, and how we can use mobile technologies to educate ourselves.
Via: Voxy BlogPaulahttp://www.blogger.com/profile/06185840776210990353noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-5570633745786484192.post-41396637524174995492011-02-26T19:09:00.000-08:002011-02-28T14:03:23.127-08:00E-Portefólio CAELFig. Assessment Systems and Electronic Portfolios: Balancing Accountability with Learning. (Barrett, 2005, p. 12)
O E-PORTEFÓLIO CAEL
Propósito
O e-portefólio CAEL constitui um elemento de avaliação desta unidade curricular (mestrado em Pedagogia do E-Learning 4ª edição, Universidade Aberta). Segundo as orientações deverá reunir produtos resultantes de cada actividade desenvolvida e reflexões Paulahttp://www.blogger.com/profile/06185840776210990353noreply@blogger.com2tag:blogger.com,1999:blog-5570633745786484192.post-23324543795145351362011-02-09T16:09:00.000-08:002011-02-24T19:26:48.132-08:00CAEL Tema 4 - A Discussão no FórumActividades, instrumentos e modalidades de avaliação em contexto de formação online
1. Síntese dos assuntos abordados
O debate manteve as características dos anteriores, aberto a todas as questões e muito participado. Os mestrandos têm a possibilidade de seleccionar o tema, o enquadramento ou responder directa ou indirectamente à participação de determinado colega. A quantidade de ideias Paulahttp://www.blogger.com/profile/06185840776210990353noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-5570633745786484192.post-4030575545738507582011-02-08T12:01:00.000-08:002011-02-24T19:28:37.186-08:00CAEL Tema 4 – A actividade de grupoPara o tema 4 “Actividades, instrumentos e modalidades de avaliação em contexto de formação online”, lidos os temas propostos nos artigos da bibliografia, interessou-me particularmente o tema das discussões assíncronas online, daí a opção pelo artigo:
Vonderwell, S., Liang, X. & Alderman, K. (2007). Asynchronous Discussions and Assessment in Online Learning. Journal of Research on Paulahttp://www.blogger.com/profile/06185840776210990353noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-5570633745786484192.post-35131451300800964112011-01-10T16:09:00.000-08:002011-02-28T16:11:12.302-08:00CAEL Tema 3 - A Discussão no FórumPerspectivas sobre avaliação pedagógica: a avaliação das aprendizagens em contexto online
1. Síntese dos assuntos abordados
O debate dividiu-se por três tópicos. O 1º “Teoria versus Prática”, contou com 134 participações. A discussão iniciou-se com um tema inesperado para mim, atendendo à temática em apreciação “Perspectivas sobre avaliação pedagógica: a avaliação das aprendizagens em Paulahttp://www.blogger.com/profile/06185840776210990353noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-5570633745786484192.post-89723484479157220082010-12-28T12:00:00.000-08:002011-02-24T19:37:33.379-08:00CAEL Tema 3 - A Actividade de GrupoPerspectivas sobre avaliação pedagógica: a avaliação das aprendizagens em contexto online
Esta actividade teve como objectivo proporcionar uma análise e reflexão sobre as perspectivas, princípios e modalidades/estratégias que têm vindo a emergir na literatura atinente às questões específicas da avaliação das aprendizagens no contexto da educação online.
1. O trabalho de grupo
Nesta actividadePaulahttp://www.blogger.com/profile/06185840776210990353noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-5570633745786484192.post-20574422906312456692010-12-10T16:12:00.000-08:002011-02-24T19:38:53.938-08:00CAEL Tema 2 - A Discussão no FórumDirectrizes de qualidade no desenvolvimento/avaliação de cursos online
1. Síntese dos assuntos abordados
Verificaram-se participações nos seguintes tótpicos:- As diferentes perspectivas presentes nos vários artigos (64 participações);
- Directrizes comuns e não comuns de qualidade no desenvolvimento/avaliação de cursos online (13 participações)
2. Destaque do contributo individual
Os Paulahttp://www.blogger.com/profile/06185840776210990353noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-5570633745786484192.post-3993382464367789332010-12-05T12:04:00.000-08:002010-12-05T12:04:02.444-08:00Sobre o MPEL 04Sobre o MPEL 04Paulahttp://www.blogger.com/profile/06185840776210990353noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-5570633745786484192.post-46105488147621356922010-12-05T11:59:00.002-08:002011-02-24T19:41:06.517-08:00CAEL Tema 2 - A actividade de grupoDirectrizes de qualidade no desenvolvimento/avaliação de cursos online
Para o tema 2, “Directrizes de qualidade no desenvolvimento/avaliação de cursos online”, de entre os recursos disponíveis, seleccionei para trabalhar o artigo:
Achtemeier, S., Morris, L. & Finnegan, C. (2003) Considerations for Developing Evaluations of Online Courses, JALN, Vol 7, I.
Para isso juntei-me ao grupo, que porPaulahttp://www.blogger.com/profile/06185840776210990353noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-5570633745786484192.post-15319157767692156252010-12-05T11:59:00.000-08:002011-02-24T19:43:22.700-08:00CAEL Tema 1 - A actividade de grupoQualidade no Ensino e Aprendizagem em Cursos Online: Uma Teia de factores
O objectivo deste tema prendia-se com a análise de perspectivas sobre a qualidade em e-learning, no sentido de identificar questões e factores emergentes na respectiva avaliação. As competências foram estipuladas para clarificar conceitos correlacionados com a qualidade em e-learning e fazer o levantamento dos factores quePaulahttp://www.blogger.com/profile/06185840776210990353noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-5570633745786484192.post-32274241166614281932010-12-05T03:01:00.000-08:002011-02-25T19:22:46.269-08:00CAEL - Roteiro de Conteúdos
Tema 1
Qualidade no Ensino e Aprendizagem em cursos online: Uma teia de factores
Objectivo: análise de perspectivas sobre a qualidade em e-Learning, procurando constituir um pano de fundo onde emergem questões e factores a considerar na sua avaliação.
Competências a desenvolver:
- Clarificar conceitos correlacionados com a qualidade em e-learning
- Fazer o levantamento dos factores que Paulahttp://www.blogger.com/profile/06185840776210990353noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-5570633745786484192.post-67916383651906654482010-11-30T16:58:00.000-08:002011-02-20T17:07:46.976-08:00Tema 1 - Identificação dos factores responsáveis pelo sucesso/qualidade de cursos online
A fase 2 desta actividade 1 pressuponha uma identificação dos factores responsáveis pelo sucesso/qualidade de cursos online. Apercebendo-me que os colegas estavam a realizar esta parte do trabalho de forma individual e a colocá-la no fórum geral, segui o exemplo destes. Com base nos artigos trabalhados, apresentei no fórum o seguinte texto, que transponho com pequenas alterações:
IdentificaçãoPaulahttp://www.blogger.com/profile/06185840776210990353noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-5570633745786484192.post-35719138749691865992010-11-22T15:56:00.000-08:002011-02-23T18:27:00.507-08:00CAEL Tema 1 - A Discussão no FórumQualidade no Ensino e Aprendizagem em Cursos Online: Uma Teia de factores
1. Síntese dos assuntos abordados
Identificaram-se os factores de qualidade em e-learning em tópicos com sínteses individuais ou noutros tópicos que iam recebendo feedback de diverso tipo. Por sugestão da Professora, a discussão enveredou para a mobilização da experiência dos mestrandos online e para uma análise na Paulahttp://www.blogger.com/profile/06185840776210990353noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-5570633745786484192.post-22334135489489562352010-05-19T19:01:00.000-07:002010-05-24T10:44:05.997-07:00Learning object - Transparency in online educationFor the learning object on transparency in online education I chose a glogster tool. It seems a bit naive because of the amount of gadgets, but it has a lot of information hidden. When you see an arrow click to read the text below. When you see a circle, click because it is a link. Don't forget to view in full size mode. For the references and other background information check my annotated Paulahttp://www.blogger.com/profile/06185840776210990353noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-5570633745786484192.post-51586972324693266042010-05-12T15:55:00.000-07:002010-05-12T16:18:43.328-07:00Síntese do debate em equipa sobre autenticidade e transparência na rede1. Numa primeira parte era proposto averiguar em que medida a nossa identidade digital é um prolongamento da nossa identidade pública ou um campo alternativo de expressão de uma dimensão escondida da nossa personalidade íntima.
As apresentações centraram-se na questão da identidade digital que, a meu ver, vai para além da representação digital dos dados relacionados com uma pessoa, e na Paulahttp://www.blogger.com/profile/06185840776210990353noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-5570633745786484192.post-23627663462032055502010-05-07T17:41:00.000-07:002010-05-07T17:46:08.621-07:001ª Conferência myMPel, 2010
Encontrará o programa no site da Conferência- myMPeL2010.
Para informações sobre o mestrado, consulte o blogue oficial: MPEL – Mestrado em Pedagogia do Elearning Universidade Aberta (PT).Paulahttp://www.blogger.com/profile/06185840776210990353noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-5570633745786484192.post-59988002736169651902010-05-04T13:54:00.000-07:002010-05-04T14:16:17.545-07:00Annotated Bibliography on transparency in online educationAnnotated Bibliography on transparency in online education
The aim of this AB is to set a definition of transparency in online education and to understand its implications. The first article answers both objectives. In each article a particular dimension of transparency is further explored. It was important to distinguish between levels of aggregation of learners - groups and networks - and to Paulahttp://www.blogger.com/profile/06185840776210990353noreply@blogger.com2tag:blogger.com,1999:blog-5570633745786484192.post-30429192652994698072010-04-17T20:25:00.000-07:002010-05-07T17:45:05.606-07:00Learning Object - Online Teaching TechniquesThis is the accomplishment of activity 2, unit 2 of E-Learning Pedagogical Processes Seminar.
LEARNING OBJECTS – While knowledge objects are discrete items that can be integrated into lessons as, learning objects are more highly developed, consisting of discrete lessons, learning units, or courses. For example, a video clip from a speech is a simple knowledge object, but it becomes a learning Paulahttp://www.blogger.com/profile/06185840776210990353noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-5570633745786484192.post-38540744295812908682010-04-14T16:06:00.000-07:002010-04-15T15:32:03.090-07:00(Ciber)Cultura na era do incessante dilúvioCibercultura
Segundo Pierre Lévy, o termo cibercultura especifica um conjunto de técnicas (materiais e intelectuais), de práticas, atitudes, modos de pensamento e de valores que se desenvolveram com o crescimento do ciberespaço – meio de comunicação que surge da interconexão mundial de computadores e que engloba um universo oceânico de informações e os seres humanos que navegam e alimentam esse Paulahttp://www.blogger.com/profile/06185840776210990353noreply@blogger.com0