04/03/2010

Experiência Educativa no Second Life


Mais uma experiência em grupo no Second Life (SL) para assistir a uma palestra com a investigadora Sarah Robbins (evento que integra a Virtual Worlds Education Roundtables 2010).
O entusiasmo súbito de alguns iniciantes neste mundo virtual pode constranger almas mais calmas, cínicas (na acepção filosófica do termo) e desconfiadas. Às vezes, é mais sentido o deixarmo-nos conquistar por algo que vamos conhecendo. Temos mais tempo para pensar sobre o sentido e a validade do recurso. Num mundo acelerado como este das novidades da Web, temos a sensação que muitas acções são feitas sem pensar: como são novas, os colegas já fizeram e é preciso inscrever-se para aceder aqui ou acolá, lá vamos seguindo a onda ou o “buzz” ou o “twit”… Sabe melhor a descoberta, o reconhecimento de que há potencial pedagógico.
Se não fossem as amarras do dever do curso sugeria uma palestra sobre os fundamentos metafísicos do SL ou fazia a proposta de escrevermos um romance no género da escrita criativa passado numa ilha do SL.
Ainda bem que há outro mundo onde podemos estar numa bancada, de pé ou sentados, a ouvir uma oradora e, simultaneamente, no mundo real, estamos a prestar atenção ou estamos a fazer outra coisa…

As transcrições da Virtual Worlds Education Roundtables 2010 podem ser vistas aqui. 

Sem comentários:

Enviar um comentário