Qualidade no Ensino e Aprendizagem em Cursos Online: Uma Teia de factores
1. Síntese dos assuntos abordados
Identificaram-se os factores de qualidade em e-learning em tópicos com sínteses individuais ou noutros tópicos que iam recebendo feedback de diverso tipo. Por sugestão da Professora, a discussão enveredou para a mobilização da experiência dos mestrandos online e para uma análise na perspectiva de futuros conceptores de cursos em e-learning e de futuros professores/formadores. A questão do retorno do investimento foi muito debatida.
Outros tópicos de discussão:
- Diferentes estilos de aprendizagem dos alunos e a sua adaptação ao contexto online.
- A utilização pedagógica dos meios tecnológicos
- Factores de qualidade do MPEL4
- Uma Teia de Factores
- Qualidade versus Sucesso?
2. Destaque do contributo individual
Nas minhas intervenções dei feedback às participações de alguns colegas, o que considero importante para imprimir um estilo de conversação, direccionado ao tema e redigido de forma a confirmar algo ou acrescentar algum pormenor. Tomei a iniciativa de iniciar um tópico intitulado “Parte 2 da actividade - Uma Teia de Factores”. Neste tópico, revi as intervenções dos colegas, nas quais era notória a “a inter-relação, em teia, dos factores que confluem para a qualidade dos cursos online”. Entre esses factores tinha surgido a vertente dos estudantes e da exigência de disponibilidade para o ensino online, a vertente dos professores, a concepção das UC, os benefícios da utilização da Internet. Finalizava apelando a intervenções que apontassem outros factores para acrescentar à teia.
3. Considerações gerais
A discussão no fórum foi muito participada, mas difícil de sintetizar, pois aglomeraram-se num só fórum tópicos relacionados com todas as fases da actividade, daí que a discussão propriamente dita tenha ficado dispersa e ou diluída.
Fomos brindados como um mapa conceptual, da autoria da Mª João que sintetiza a compreensão dos artigos estudados. Iniciou-se também uma partilha significativa de referências bibliográficas.
4. Bibliografia referida no debate
Sobre ISSO
http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/5774/4195
http://www.computer.org/portal/web/csdl/doi/10.1109/ICALT.2006.196
http://www.cniv.ro/2007/disc2/icvl/documente/pdf/invited/invited2.pdf
Outra
- Barros, D., M., (2008). Estilos de Aprendizagem. Slideshare. http://www.slideshare.net/cplp/estilos-de-aprendizagem (Estilos de aprendizagem)
- Gagné, R., Wager, W, Golas, K & Keller, J.M. (2005). Principles of Instructional Design. Belmont (CA): Wadsworth.
- Garrett, J. (2002). The elements of user experience: User-centered design for the web. Alga News Riders.
- Krug, S. (2006). Don't make me think: A common sense approach to web usability. 2nd ed. Alga News Riders.
- Morrison, D. (2003). E-learning strategies: How to get implementation and delivery right first time. Hoboken (NJ): Wiley.
- Pickett, A. (2007). What Works? Sloan-C. Slideshare. http://www.slideshare.net/alexandrapickett/the-role-of-a-successful-online-instructor-316504
Mapas conceptuais
http://www.mindomo.com/
http://cmap.ihmc.us/
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