12/02/2010

Experiência como estudante no módulo de ambientação online



Escrever é para alguns uma tarefa hercúlea, saindo as palavras cinzeladas, como se de uma escultura marmórea se tratasse. O dever e a força de vontade lá acabam por gerar o texto. Parece estranho, se pensarmos que as pessoas são criaturas que têm a necessidade de narrar, facto que tem sido potenciado com o uso das novas tecnologias. A primeira descoberta foi aperceber-me que este módulo de ambientação online (e todo o curso de mestrado, dada a sua característica a distância) se baseia na comunicação escrita – aspecto crítico, em meu entender, quer pelo factor idiossincrático da não apetência para a escrita, quer pelo esforço e tempo na leitura de um volume considerável de textos. Estar consciente dos aspectos críticos constitui uma boa defesa e foi isso que todos expressámos e discutimos numa das actividades deste módulo.
Estes aspectos críticos não suplantam os aspectos positivos que foram emergindo, como por ex., a materialização do que é a colaboração online, apanágio por excelência da Internet. Esta traduziu-se não só na ajuda em resolver obstáculos, como na construção de saber (ideias, consensos).
Percebe-se nesta fase (final) que as actividades do módulo foram importantes porque nos investiram com competências para dominar ferramentas a utilizar nas próximas unidades curriculares. Conhecia algumas, sem antes ter visto a relevância do seu uso (Delicious e o Second Life); algumas tiveram de ser criadas (Flickr) e outras têm de continuar a ser dominadas e rentabilizadas (o blogue e o Moodle). Esta última plataforma será a nossa sala de aula principal, pelo que foi importante começar a interiorizar os procedimentos correctos.
Last but not least, houve oportunidade de conhecer e interagir com alguns professores, (profª Lina Morgado, coordenadora do curso e profª Angelina Macedo, que nos guiou pelo mundo do Second Life) e com os colegas do curso. Pelo facto de terem experiências de vida diversificadas (desde logo porque são oriundos de sítios dispersos pelo globo) e por deterem imensos conhecimentos (por ex., docência, informática, e-learning, psicologia, etc.) são já uma mais-valia neste curso.
Para não alongar o discurso, desejo a todos, professores e mestrandos, um óptimo e bem-sucedido curso de mestrado em pedagogia do e-learning.
 

1 comentário:

  1. Escrever é para mim uma tarefa hercúlea, passei anos a escrever na linguagem própria da Matemática e da Informática que quase me esqueci de como se escreve fora desse contexto.

    Concordo com todos os parágrafos do teu texto e aproveito as tuas palavras para completar as minhas.
    Obrigado
    APedro

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