05/12/2010

CAEL Tema 2 - A actividade de grupo

Directrizes de qualidade no desenvolvimento/avaliação de cursos online

Para o tema 2, “Directrizes de qualidade no desenvolvimento/avaliação de cursos online”, de entre os recursos disponíveis, seleccionei para trabalhar o artigo:
Achtemeier, S., Morris, L. & Finnegan, C. (2003) Considerations for Developing Evaluations of Online Courses, JALN, Vol 7, I.
Para isso juntei-me ao grupo, que por minha iniciativa, se designou “Grupo Developers” (Helena, Joaquim Lopes, Nuno e eu).

1. O trabalho de grupo
O trabalho de grupo consistia na leitura e análise do texto escolhido para se construir em conjunto uma síntese que focasse os seus principais aspectos, por forma a caracterizar a proposta de modelo/avaliação da qualidade de cursos online. Na elaboração do trabalho foram utilizadas as ferramentas do Moodle e do Google Docs, bem como o mail.
O trabalho final foi alojado no Scribd neste endereço (http://www.scribd.com/doc/44495023/Achtemeier-et-al)

Achtemeier et al                                                            

Aquando da apresentação do trabalho no fórum, colocamos a seguinte introdução, com uma questão para se poder abrir o debate na fase seguinte:

“Neste artigo de Achtemeier et al, a proposta de avaliação da qualidade de cursos online consiste na categorização de princípios recolhidos da revisão da bibliografia centrada nas práticas eficazes de ensino e aprendizagem em cursos online. Para se chegar a um quadro conceptual de itens orientadores da avaliação da qualidade dos cursos procede-se à comparação da presença destes princípios em itens que integrem instrumentos de avaliação em uso numa determinada instituição.

Lançamos-vos uma pergunta:

Se pretendesse construir um inquérito de avaliação da qualidade dos cursos online, quais seriam os principais aspectos que incluiria?”

2. A contribuição individual 
O contributo individual está comprovado na participação no fórum do grupo. Inicialmente tínhamos previsto que cada um faria uma síntese de uma parte. Apercebi-me que dado o aproximar do prazo para o términos da actividade, o mais sensato seria apresentar uma sugestão de síntese de todo o texto ao grupo. Esta iniciativa revelou ser a mais adequada, tendo sido a estratégia seleccionada pelo grupo. Com a colaboração de todos, o texto ficou pronto.


3. Considerações gerais
Ler, analisar e sintetizar artigos, quer individualmente quer em grupo, é das actividades que mais aprecio, já que integram uma competência em que tenho prática e facilidade e que considero ser essencial para a apreensão de ideias e conceitos importantes em todos os temas de CAEL.
Por condicionalismos ligados às características dos elementos do grupo, ou por força das circunstâncias, esta foi uma actividade em que se usou mais o fórum do grupo no Moodle para trabalhar do que o espaço do Google Docs criado e (pouco) usado para o efeito. A diferença notada foi no uso da plataforma, quase como ferramenta síncrona. Esta pequena mudança não alterou a qualidade do trabalho apresentado.
Conhecer a dinâmica de grupo é importante, no sentido de reconhecermos as capacidades de cada elemento e aproveitá-las para o fim comum. É necessário também saber quando é mais necessária a nossa intervenção, no caso de um dos elementos estar impossibilitado de participar em determinado momento, que pode ser fulcral. É o espírito de entreajuda a funcionar. 

Sem comentários:

Enviar um comentário