Esta actividade teve como objectivo proporcionar uma análise e reflexão sobre as perspectivas, princípios e modalidades/estratégias que têm vindo a emergir na literatura atinente às questões específicas da avaliação das aprendizagens no contexto da educação online.
1. O trabalho de grupo
Nesta actividade de pequeno grupo, trabalhei com o Nuno. Lidos e analisados os textos propostos, trabalhámos colaborativamente numa Wiki. A complexidade dos artigos, que não obstante se complementam na identificação de grandes linhas de força sobre o tema em estudo, convocando, cada um, vasta bibliografia de suporte, tornou dispensável o recurso a outras fontes adicionais.
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2. Considerações em jeito de reflexão
Foi importante a consciencialização sobre diferentes tendências na organização de cursos online: o modelo mais tradicional transposto do ensino presencial e o modelo baseado em princípios sócio-construtivistas (ligado à educação dialógica e problematizadora e reflectido na construção social do conhecimento). Porém, a realidade revela não haver campos rigidamente estanques.
Outra ideia central nesta temática está espelhada na reflexão final do nosso trabalho. Quando de concebem cursos online, é necessário que estes contemplem “um processo de avaliação completo que aponte para o conceito multidimensional da avaliação, para critérios válidos, juízos, decisões educativas, comentários, feedback dos professores e alunos, com o fim último de se obter uma aprendizagem progressiva e sólida”.
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