1. Síntese dos assuntos abordados
Verificaram-se participações nos seguintes tótpicos:
Verificaram-se participações nos seguintes tótpicos:
- As diferentes perspectivas presentes nos vários artigos (64 participações);
- Directrizes comuns e não comuns de qualidade no desenvolvimento/avaliação de cursos online (13 participações)
2. Destaque do contributo individual
Os artigos propostos para análise nesta actividade constituem um manancial de conhecimento sobre directrizes de qualidade no desenvolvimento/avaliação de cursos online. As sínteses elaboradas pelos diferentes grupos foram uma ajuda preciosa para nos embrenharmos nas ideias dos artigos. Não obstante, a diversidade de perspectivas e abordagens dificulta a percepção sobre os modelos com que nos deparamos. No sentido de ter um esquema visual da caracterização das diferentes propostas e da identificação dos fundamentos subjacentes a modelos de avaliação de cursos online, tomei a iniciativa de construir uma tabela no Google Docs. Aí coloquei os elementos essenciais da perspectiva presente em cada artigo e os colegas foram acrescentando elementos, nomeadamente na área do artigo trabalhado.
Aqui fica uma imagem do resultado.
- Directrizes comuns e não comuns de qualidade no desenvolvimento/avaliação de cursos online (13 participações)
2. Destaque do contributo individual
Os artigos propostos para análise nesta actividade constituem um manancial de conhecimento sobre directrizes de qualidade no desenvolvimento/avaliação de cursos online. As sínteses elaboradas pelos diferentes grupos foram uma ajuda preciosa para nos embrenharmos nas ideias dos artigos. Não obstante, a diversidade de perspectivas e abordagens dificulta a percepção sobre os modelos com que nos deparamos. No sentido de ter um esquema visual da caracterização das diferentes propostas e da identificação dos fundamentos subjacentes a modelos de avaliação de cursos online, tomei a iniciativa de construir uma tabela no Google Docs. Aí coloquei os elementos essenciais da perspectiva presente em cada artigo e os colegas foram acrescentando elementos, nomeadamente na área do artigo trabalhado.
Aqui fica uma imagem do resultado.
Participei activamente ao longo da discussão e nos dois tópicos. A iniciativa de visualizar os principais elementos conducentes à identificação de directrizes de qualidade nos vários textos foi importante para fomentar o debate de ideias. Participei também prontamente na melhoria do mapa conceptual elaborado pelo colega Joaquim.
3. Considerações gerais
Pretendi que a tabela iniciada por mim no Google Docs fosse esquemática, porém, os colegas foram acrescentando características. Felizmente o trabalho do Joaquim, no mapa conceptual, conseguiu identificar o artigo/estudo com mais potencial de qualidade, partindo de directrizes generalistas, a saber:
- professores com formação adequada
- planificação/ pedagogias/ metodologias/teorias
- sistema informático/ tecnologia utilizada/ recursos
- aprendizagem centrada no aluno
- avaliação
A riqueza desta actividade consistiu, a meu ver, no facto de os participantes discutirem ideias consubstanciadas nos artigos e de as relacionarem com a actividade anterior: a qualidade no ensino e aprendizagem em cursos online.
4. Recursos do debate
Google Docs -
Mapa conceptual
Sem comentários:
Enviar um comentário