08/02/2011

CAEL Tema 4 – A actividade de grupo

Para o tema 4 “Actividades, instrumentos e modalidades de avaliação em contexto de formação online”, lidos os temas propostos nos artigos da bibliografia, interessou-me particularmente o tema das discussões assíncronas online, daí a opção pelo artigo:

Vonderwell, S., Liang, X. & Alderman, K. (2007). Asynchronous Discussions and Assessment in Online Learning.  Journal of Research on Technology in Education. Spring 2007; 39, 3; ProQuest Education Journals, 309-328.

1. O trabalho de grupo
À minha proposta de selecção de trabalho juntaram-se os colegas Nuno e Hugo. O resultado do trabalho, síntese da abordagem do artigo em PowerPoint, foi alojado no Slideshare:





Na elaboração do trabalho foram utilizadas, ferramentas de comunicação síncrona e de partilha de ecrã, como o Vyew, para discussão e edição em tempo rea,l e ferramentas de comunicação assíncrona (Mail, Wiki, Fórum do Moodle) tendo ficado evidências do resumo do trabalho realizado nesta Wiki:
(http://hugodomeportfoliocael04.pbworks.com/w/page/32848214/FrontPage)

2. A contribuição individual 
O contributo individual mais objectivamente visível neste trabalho foi o resumo da 1ª parte do artigo, da pág. 1 à 6 (PDF antes de “Findings”) e a respectiva adaptação aos slides do PowerPoint.


3. Considerações gerais
1. Pessoalmente, o que antevia como maior desafio desta actividade era a construção do PowerPoint em si. Esta ferramenta é excelente quando usada para os fins a que se destina – a apresentação. É necessário dispor os conteúdos sem descurar a parte estrutural e visual. Um bom PowerPoint requer muito trabalho e arte. O colega Marco relembrou a este propósito alguns sites com indicações sobre o tema, entre eles o post “What everybody ought to know about using Powerpoint for e-learning”.
O momento de construção do PowerPoint consumiu, por isso, muito tempo e energia. Os slides tiveram de ser reformulados várias vezes, não só para ficarem com redacção sucinta, organizada e uniforme, mas também para adquirirem uma parte visual também uniforme e, essencialmente, apelativa.

2. O trabalho de todos os elementos do grupo está espelhado nos pormenores e no trabalho como um todo. Uma das mais-valias do trabalho de grupo, cooperativo e colaborativo, é a sinergia resultante da boa gestão das competências individuais dos seus elementos. Acredito que quanto mais heterogéneos são os elementos do grupo, mais são as perspectivas de aprendizagem. Aprendi muito com os meus colegas, relativamente ao tema em análise, ao processo de trabalho em grupo e à elaboração de um PowerPoint. 

   

Sem comentários:

Enviar um comentário