Deixo-vos uma ligação para um estudo sobre o utilizador tipo das redes sociais (distribuição por faixa etária e sexo, relativos à população dos EUA, em 19 redes). É a faixa dos 35-44 anos que domina os media sociais. Leiam no Pingdom.
Está disponível um relatório de resultados sobre redes sociais em Portugal (Dezembro de 2009) da Netsonda aqui.
22/02/2010
19/02/2010
Devagar se vai ao longe
Deveria haver tempo para ler provérbios como este: devagar se vai ao longe. Se os responsáveis pelo serviço Google Buzz tivessem abrandado o trabalho, teriam feito mais algumas experiências, teriam ouvido as preocupações dos utilizadores relativamente aos perigos de invasão de privacidade; neste momento não leríamos títulos como: “Google's Buzz kill” ou “Why I'm Dropping Google”.
Espero que chegue o dia em que não tenhamos de desperdiçar tempo a experimentar mais uma nova ferramenta ou rede social, porque é novidade, moda ou porque temos de acompanhar os tempos. Será que por entre esta parafernália de novidades há tempo para tirar o máximo proveito delas? Conseguimos enxergar para além delas? Estamos conscientes dos eventuais perigos que encerram?
Por vezes é preciso abrandar para reflectir, ver de outros ângulos e questionar. Felizmente também há na Internet lugar para aqueles que são algo cépticos e para outros que dizem: “Assim, não. Obrigado”.
É provável que a Web 2.0 precise mais tempo de consolidação para conviver melhor com a Web 3.0 – devagar mas com confiança – é uma máxima sensata.
15/02/2010
E-Learning Saudável

Como ainda não estou embrenhada no mundo do E-learning, deixo uma ideia prosaica a ter em conta neste curso. Na apresentação de um mestrado presencial na Universidade Aberta, um professor disse algo que é de reter: um mestrado pode levar a um aumento significativo do nosso peso. Alguns mestrandos já se aperceberam que durante os dias das actividades do módulo de ambientação passaram mais horas sentados ao computador. Se a isso acrescentarmos o facto de o aumento da ansiedade e stress poder fazer com que se ingira mais alimentos (às vezes pouco saudáveis); o facto de se ficar com menos tempo para comprar ingredientes frescos e viçosos, e para cozinhá-los, e o facto de haver menos tempo para algum tipo de exercício físico, facilmente se corre o risco de engordar.
Se a sua massa corporal já está na zona amarela e se, cumulativamente, tem tendência (natural) para aumentar de peso, agora que o alertei para esta possibilidade, só tem de ter cuidado, porque um dia pode ser tarde demais.
Visto que os colegas fantásticos deste mestrado me deram a conhecer o famoso projecto TED Talks, deixo-vos a sugestão de verem a apresentação: Jamie Oliver's TED Prize wish: Teach every child about food. Quem tiver dificuldades em entender a pronúncia cerrada do Oliver, active as legendas. Leve o seu curso adiante e continue saudável!
Imagem: Natural Health
13/02/2010
Uma nuvem de palavras do mestrado
Para quem não sabe, uma nuvem de palavras é uma representação visual de palavras ou etiquetas (tags) geradas pelos utilizadores. São dispostas segundo diversas formas e a frequência é mostrada pelo tamanho da fonte e/ou da cor. Se quiser fazer a sua nuvem de palavras, vá por ex., a Word It out ou Wordle; se pretende uma nuvem de tags pode ir a TagCrowd ou makecloud, entre outros.
Para ver outra versão da nuvem de palavras do mestrado, clique aqui.
12/02/2010
Experiência como estudante no módulo de ambientação online
Escrever é para alguns uma tarefa hercúlea, saindo as palavras cinzeladas, como se de uma escultura marmórea se tratasse. O dever e a força de vontade lá acabam por gerar o texto. Parece estranho, se pensarmos que as pessoas são criaturas que têm a necessidade de narrar, facto que tem sido potenciado com o uso das novas tecnologias. A primeira descoberta foi aperceber-me que este módulo de ambientação online (e todo o curso de mestrado, dada a sua característica a distância) se baseia na comunicação escrita – aspecto crítico, em meu entender, quer pelo factor idiossincrático da não apetência para a escrita, quer pelo esforço e tempo na leitura de um volume considerável de textos. Estar consciente dos aspectos críticos constitui uma boa defesa e foi isso que todos expressámos e discutimos numa das actividades deste módulo.
Estes aspectos críticos não suplantam os aspectos positivos que foram emergindo, como por ex., a materialização do que é a colaboração online, apanágio por excelência da Internet. Esta traduziu-se não só na ajuda em resolver obstáculos, como na construção de saber (ideias, consensos).
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