26/02/2010

Dicas básicas para editar um blogue de mestrado

www.marketingzone.co.uk



1. Comece pelo princípio, tente que o seu blogue seja único, quer seja pelo design, pelo aspecto formal dos “posts” ou pelo tipo de escrita.

2. Um blogue académico requer escrita tendencialmente formal. Para além da relevância do conteúdo, o texto deve obedecer a requisitos de correcção ortográfica e sintáctica. Se uma vez por outra optar por um “post” pessoal, é aceitável, informalmente, cumprimentar os colegas (mas lembre-se que se tem activada a predefinição de abertura do blogue a todos os leitores, o seu receptor é a rede mundial).

3. Adicione uma boa imagem, se possível original. Se não dispuser de fotos originais, recorra ao Google ou Bing Images, Photobucket, Flickr, etc. e indique a fonte ou deixe visível a hiperligação.

4. Os títulos devem ser apelativos, curtos e devem resumir o conteúdo do “post”. O título é um anúncio e as palavras-chave fazem com que este seja indexado aos motores de busca. Inspire-se nos títulos dos jornais.

5. Escreva textos curtos, entre 200 a 500 palavras. A linguagem da Internet é telegráfica, com frases curtas e pouca adjectivação para facilitar a leitura. Concentre o máximo de conteúdo no mínimo de texto, sistematizando e arrumando as ideias em pontos ou parágrafos. Se está interessado em expandir o tema e o texto, faça uma publicação de outra natureza.
6. Ofereça conteúdo em formato diversificado, áudio e vídeo. Não publique um “post” unicamente com a colagem de um recurso; apresente-o sucintamente e/ou fundamente a sua escolha para que o leitor se sinta motivado a abrir o documento.

7. Faça hiperligações, com moderação. É preferível colocá-las no final do “post” para não deixar o leitor escapar-se antes de ler o texto e fazer um comentário.

8. Deixe comentários nos blogues dos colegas, seus comentadores. Participe nos debates e responda às perguntas e/ou solicitações. Participe nas redes sociais do grupo.
Veja mais dicas para blogues em: Profblog e DailyBlogTips

3 comentários:

  1. Olá,
    gostei das dicas que por serem básicas podem ser realmente importantes. Já sublinhei 8 palavras-chave e vou tentar seguir à risca.

    ResponderEliminar
  2. Obrigada, Maria. Levando a coisa para outra perspectiva, acho que as dicas são mais para mim própria [:-)], pois vejo todos os colegas com bons blogues e a escreverem com grande naturalidade, com ou sem “orientações”.

    ResponderEliminar
  3. Olá Paula,
    vou tentar seguir as tuas dicas.
    Obrigado.

    ResponderEliminar